sábado, 8 de junho de 2013

Medicação


Lembro-me quando fui a um médico psiquiatra pela primeira vez. Já em uma sala de espera, a recepcionista me pediu para preencher uma ficha extensa com relatos meus de acontecimentos de 3 ou 6 meses atrás e também alguns da adolescência. Como foi difícil responder algumas. Confesso que algumas ficaram com respostas bastante duvidosas de minha parte. Nem eu mesmo tinha certeza daquilo.... enfim, era o pouco que sabia de mim. Essa era a sensação. Era a sensação de que eu sabia pouco de mim. A partir daquele momento eu descobriria isso, descobriria que não estava nem mesmo preparado para descobrir tanto sobre mim...

Feita a ficha, houve uma espera interminável e eu me sentia como o novo "doido" da praça. Olhava os outros pacientes à minha volta para tentar descobrir qual era a deles: Será bipolar? Esquizofrênico, depressivo, paranoico?? - Confesso que até hoje eu faço isso!

Entrei no consultório, relatei quase tudo o que estava na pesquisa que havia feito anteriormente e no fim de toda minha explicação, o médico me disse que não poderia me dar certeza de um diagnóstico, já que certos transtornos tem grande similaridade com outros, mas que eu tinha grande chance de ser portador do Transtorno Afetivo Bipolar. De mim, uma frustração, ou melhor, várias. Não queria ouvir aquilo e ao mesmo tempo queria que ele tivesse sido categórico e me dissesse de vez qual o meu problema e de preferência sem eu ter que relatar toda a minha história. No fundo, queria que fosse meio coisa de vidente (ridículo, mas rolou esse sentimento!).Enfim, ele dizendo de uma vez por todas o meu problema, eu o encararia, pois estava decidido. 


Lamotrigine 3d structure.png
Lamotrigina


O Dr. "Menino" me passou Lamotrigina, droga anticonvulsivante utilizada no tratamento da epilepsia e do Transtorno Afetivo Bipolar. A lamotrigina também atua como estabilizador do humor. É aprovada para tratamento de manutenção do transtorno bipolar tipo II, que é o meu caso.


Teria sido fantástico se não tivesse me dado uma reação alérgica pelo corpo. Cocei-me até me ferir.

Larguei o medicamento; larguei o Dr. "Menino".

2 comentários:

  1. Tá acontecendo isso cmg tb! Meu psiquiatra me disse há uma semana "devo" ser bipolar. Desde entao estou varrendo a internet para conhecer melhor, e tentar me auto-diagnosticar, tb queria que alguem chegasse pra mim dissesse com certeza o q tenho! A duvida é muito ruim! Ao mesmo tempo fiquei assustada, triste em pensar que posso ter isso, ai começo a sofrer antecipadamente, imagino minha vida como bipolar! To lendo os blogs e vejo na maioria das vezes o desespero das pessoas... Ai to naquela "será q tenho mesmo?", "nao quero isso". Eu fui diagnosticada com depressao anos atras, mas nao me tratei direito, se eu tiver mesmo TAB deve ser tb do tipo II, onde a a crise de hipomania são mais leves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!

      É bem por aí mesmo. Putz, como vejo pessoas com o mesmo problema que eu. Mas olha, não se desespere. Com o tempo você verá que descobrir que tem a doença é muito melhor que ficar por aí "surtando" e acreditando que tem um gênio forte e coisas do tipo. Outra, é saber que ao contrário, existem pessoas que não tem é caráter, coisa que medicamento algum resolve. De certa forma, tenha paciência. Procure um terapeuta também. Vai ajudar muito.

      Grande abraço e volte sempre!!

      Excluir