sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tomando posse de si

Já abordei este assunto anteriormente aqui no blog, mas talvez dividido em partes. Para conseguir uma vida mais tranquila e estável, o homem precisa manter um bom funcionamento dos planos físico, emocional, intelectual e espiritual.
 
Isso eu aprendi com custo e hoje tento equilibrá-los. Fazendo esse exercício vejo como existem pessoas que são gênios intelectuais, mas completamentes retardados emocionalmentes; fisicamente invejáveis, imbatíveis, mas intelectualmente vazios; espiritualmente avançados, mas com a sua saúde debilitada, não podendo desfrutar das benéces do espírito; emocionalmente equilibrados, porém sem qualquer entendimento espiritual, nem mesmo vontade ou necessidade de se autoconhecer e conectar com o Divino.
 
Deixo claro aqui que quando falo de espiritualidade não falo de religião. Essa questão é de foro íntimo. Cada qual sabe como se liga a Deus ou como pretende chegar até ele.
 
Quem tem mais de 35 anos vai se lembrar do jogo Mr. Chin do Atari, pois é, nele um chinesinho tem como missão equilibrar pratos, senão, claro, irão cair. Vejo essa questão mais ou menos assim:





Tomando posse de si
 
Físico: Pratique atividades físicas que te deem prazer. Se tiver meia hora por dia, por que não? Caminhar, correr, bike, artes marciais, etc.
 
Emocional: Procure uma terapeuta urgente e comece uma trilha para auto-observação. Faça meditação, pinte um quadro, cuide de algo (plantas, Pet's, de si mesmo!), tenha um hobby!
 
Intelectual: Leia algo que goste, veja um filme legal, vá à uma peça de teatro, cinema, show.
 
Espiritual: Busque onde Deus está dentro de você. Busque sua essência, seja ela em uma Igreja, templo, etc.
 
 
Abraço a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário